Nossa Esperança não Morreu (Jó 19:23-26)


Esperança da Vida

          Segundo o dicionario Aurélio: Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há de realizar ou suceder.

Pensador: “ Esperança é o combustível da vida.”

       A atenção máxima de Jó é que ele vivia em tempos remotos, até mesmo antes de Abraão, o mesmo não tinha um manual de fé, mas sua vida era reta e pautada em sacrifícios contínuos a Deus, ou seja, Jó intrinsecamente se inclinou a adoração a um Deus que não via mas todavia confiava seu norteio de vida.
       A indagação que deixa perplexo sobre a vida de Jó é a seguinte pergunta: Como um Deus tão amoroso e justo pode permitir sofrimentos para os justos e retos.  Todavia não entendemos os propósitos de Deus nem  seus projetos, mas compreendemos que tudo corre para realizar a sua vontade.
        Até os amigos de Jó chegaram na hora mais difícil do seu amigo ( Elifaz, Bildade e Zofar)  é quis da parecer sobre a vida de Jó e sua intimidade com Deus. Imagine comigo um cego guiando outro cego, no caso de Jó eram três amigos cegos.  Em meios aos conflitos nossa esperança oscila Jó 4:06(amigo), Jó 8:12-13(amigo), Esperança de Jó 14:07-09 que abre para o horizonte, para mudança .
Servi a Deus não se baseia em barganhas ou pelas bênçãos concedidas, ou sacrifícios de animais, ou troca de favores ou interesses comuns ou incomuns. Baseia-se pelo que ele É, não há formulas, rituais, pactos de fita, de patoás, de invocações de entidades ou santos. Simplesmente Deus é sobre todas as coisas, e muitos ainda foram revelados em tempo determinado pelo seu filho Jesus que se compara pela mesma autoridade divina do criador.
       E nas crises que ficamos sensíveis e perceptíveis ao trabalhar de Deus, e onde nosso ego e quebrado, e muitas vezes somos ajudadas por pessoas que desprezamos, não dávamos nada por elas, mas mesmo assim são usadas por Deus, Ou Deus só usa quem é crente. Observamos a esperança com quem tem esperança, basta ir ao hospital (pessoas com dores mas confiando em Deus pelas suas melhoras), ao orfanato (crianças esperando uma família e um lar), ao asilo (velhos querendo uma companhia pois estão sozinhos e abandonados), ou ver o mendigo (pedido para saciar a fome para viver mais alguns dias (Mt 25:35).  Ai chegamos a conclusão do mandamento pétreo divino e irrevogável:  “...de amar Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como assim mesmo” (Mt 22:37).
De modo que a Esperança em Deus Produz:
Força, perseverança, confiança,  aprendizado, quebrantamento, reconhecimento, agradecimento.
Vejamos alguns versículos :
Sl 71:05 Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.
Sl 119:116 Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.
Lm 3:26  Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
Lm 3:29 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.

     Mas quando tempos esperança nos condicionamos a isso,  um exemplo básico da mãe que espera o seu filho nascer, do aluno que aguarda o diploma, do primeiro emprego conquistado, dos planos para o noivado e posteriormente do casamento,  da espera da carteira de habilitação. A motivação da esperança esta na conquista do dia a dia. Mas tudo isso passa, se nossa esperança não estiver em Deus e no seu filho Jesus. 
Rm 12:12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Rm 5:05  E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Hb 10:23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

REDE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...